Dar fim às lembranças carnavalescas vai um pouco além, já que o brilho se apega às roupas, inclusive as de cama e banho, ao carro e se aloja em todo lugar dentro de casa. Abaixo, veja como acabar com a purpurina (glitter) de uma vez por todas:
Roupas, calçados e fantasias
O primeiro passo é eliminar o excesso, tentando agrupar todo o brilho. Se for difícil demais com as mãos, apele para rolinhos com cola (aqueles para tirar pelos). Ou, então, fita adesiva (tipo durex ou crepe). Outra sugestão é usar um secador, que pode ajudar a dispersar o glitter seco, logo na sequência, aspire o chão.
Na hora de lavar, se as roupas ainda tiverem resquícios devem ir para a máquina sozinhas, para que as outras não sejam "contaminadas". Ao final, limpe o interior da lavadora, evitando afetar outras roupas nas próximas rodadas. Deixe as peças secarem e, se o brilho ainda resistir, use novamente fita adesiva, retirando ponto a ponto.
Toalhas
Antes de colocar a toalha para lavar, deixe que seque e tente retirar o máximo do glitter com as mãos, rolinho com cola, secador ou fita adesiva para fechar embalagens. Só então leve as toalhas à máquina, sem contato com outras peças limpas. Se necessário, repita o processo.
Lençóis e fronhas
Pegue o rolo de fita autoadesiva largo ou o rolinho de pelo e retire o brilho espalhado na cama. É o método mais eficaz. Se ainda assim o glitter e a purpurina sobreviverem, ao lavar as roupas de cama cuide para não misturá-las com outras, evitando espalhar os resíduos.
Sofás e tapetes
O trabalho é mais rápido se apelar para um aspirador de pó, que deve retirar praticamente todo o brilho. Não saiu mesmo assim? Adote rolos tira-pelos grandes ou fitas autoadesivas largas. Vale para todos os tipos de materiais.
Piso
Antes de jogar baldes de água no chão, recorra ao aspirador de pó, que vai remover a maior parte da purpurina. O resultado é melhor se for um aspirador com água. Se não resolver, o segundo passo é retirar manualmente, com fita adesiva ou rolinhos com cola. Caso o brilho grude, um último recurso é pegar pano de microfibra embebido em produto químico à base de água oxigenada ou água sanitária com detergente e esfregar sobre.
Carro
Quanto mais seco o banco, mais fácil a remoção. Num primeiro momento, aspirador de pó é a melhor alternativa, tanto para os tapetes quanto para os bancos de couro ou tecido. Secador de cabelo até pode ajudar, mas há o risco de espalhar mais ainda o brilho.
Se o banco for de tecido, use uma escova de cerdas macias como as de sapateiros e escove-os bem antes de passar o aspirador.
Para os de couro, depois de aspirar, limpe com pano úmido e, se quiser, aplique hidratante específico para o material. Detergente neutro também pode ser usado com água, aplicados em um pano. Fuja de sabão de coco, sabão em pó e líquidos multiúso, que ressecam o couro e podem manchar bancos de tecido.
Se o brilho persistir, recorra aos rolos grossos de fita adesiva. Enrole a tira na mão, deixando a cola exposta para facilitar o trabalho. Outro truque que funciona bem para o couro é passar óleo de coco ou óleo hidratante infantil em algodão em bola, esfregando sobre a marca.
No carpete do carro, o combo aspiração, sabão e máquina a vapor (oferecida em empresas especializadas) é o mais indicado para o brilho que não sair. Também é o processo mais rápido para quem não tiver paciência para limpar em casa.
Comments